MECÂNICA GENÉRICA DE JOGOS APLICADA EM DIFERENTES PLATAFORMAS.

  • Maurício Pacces Vicente FMU
  • Luiz Augusto Dinamarca Barna FMU
  • Lisiane Fachinetto FMU

Resumo

playing game ou em português: jogo de interpretação de papeis) tendo como base o sistema Dungeons and Dragons e suas diferentes aplicações tanto em jogos eletrônicos como em jogos de mesa. O objetivo da pesquisa é discutir a relação entre a experiência do jogador nos diferentes ambientes em que o jogo pode ser aplicado e quais seus efeitos. Para tal, iremos analisar como as características gerais se mantém, como mudam e o impacto de suas modificações e exclusões na mecânica com foco em jogos eletrônicos tendo nesse quesito o jogo NeverWinter nigths como foco de estudos.

Biografia do Autor

Maurício Pacces Vicente, FMU
Graduando FMU
Luiz Augusto Dinamarca Barna, FMU
Professor FMU
Lisiane Fachinetto, FMU
Graduanda FMU

Referências

Cook, M. Dungeons & Dragons: Livro do jogador 3 edição Wizards of the coast, 2000;

Gygax, G, Advanced Dungeons and Dragons Players Handbook, 1978

Brauner G, Caldela L, Cassaro M, Saladino R, Svaldi G. Trevisan J. Tormenta RPG. Porto Alegre. Jambo, 2010. 301p

Cassaro M. Dicas de Mestre 1 edição. Trama, 2002;

Silva F .F. O que é d20 e OGL? – História do RPG, parte I. Rede RPG, 2004.

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Salem Katia, Eric Zimmerman, 2004, Rules of play: game design fundamentals.

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Trevisan J. Neverwinter Nigths, o primeiro RPG eletrônico que coloca na tela as emoções do jogo de mesa! Revista Dragão Brasil, vol.88, p13, 2002.

Publicado
2016-11-16
Seção
Artigos do II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos