Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisía cerebral

  • Jociele Lousano Dionísia Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Acácia de Fátima Ventura Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

O presente texto conceitua um estudo de caso com jovens de 10 a 20 anos com algum tipo de paralisia cerebral que frequentam a APAE da cidade de Americana, onde foi observado como o exergame estimulavaas crianças de diferentes formas. O problema levantado foi que as crianças que frequentam a instituição e são portadoras de paralisia cerebral têm dificuldades e desinteresse pela prática de atividades físicasconvencionais. O objetivo foi analisar a importância do exergame para a motivação de práticas de exercícios físicos em crianças com paralisia cerebral, visando compreender o interesse que o jogo desperta. Utilizou-se a pesquisa básica, aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva, explicativa, indutiva e estudo de casos. exergame são exercícios físicos praticados através de videogames com sensores de movimentos conhecidos como Kinect. Os jogos utilizados para a observação foram o futebol, o vôlei do Kinect sports e o Just dance 4que tiveram uma ótima aceitação pelas crianças, que vibravam e queriam participar ativamente. A conclusão que se chega é que os exercícios físicos feitos através do exergame são eficientes e produtivos, pois ascrianças e os jovens ficaram motivados e foram participativos por ser uma atividade dinâmica e a música despertou interesse desenvolvendo os aspectos motor, cognitivo, afetivo, emocional e criativo. Infelizmente, o ponto negativo desse estudo foi observar que os cadeirantes, apesar de estarem empolgados com seus amigos participantes, não puderam participar, pois o Kinect era incapaz de captar os seus movimentosimpossibilitando a participação dos mesmos durante os estudos.Palavras-chave: exergame; paralisia cerebral; Xbox; exercícios físicos.

Biografia do Autor

Acácia de Fátima Ventura, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
Profa. Dr. Acácia de Fátima VenturaGraduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC - Americana e Piracicaba/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental do Trabalhador, Trabalho Infantil e Cooperativas Populares.Contato: acaciaventura@yahoo.com.brFonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referências

DIONÍSIA, Jociele Lousano, VENTURA, Acácia de Fátima. Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisia cerebral. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.2, p.39-57, set.2015/mar.2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/53/62. Acesso em 23 de maio de 2016.

Publicado
2016-05-13